Ensino Híbrido e Metodologias Ativas

Apresentação

 

O ensino constitui-se como um processo complexo, multifacetado e dinâmico. Atualmente tais características têm sido bem mais perceptíveis dadas às condições de conectividade, rapidez nas interações, compartilhamento das informações e demais elementos que oportunizam a ação de aprender em qualquer tempo e espaço.

A Pós-Graduação em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas busca apresentar e discutir as inovações tecnológicas e as novas formas de aprender dos estudantes de hoje, com objetivo de proporcionar-lhes a autonomia necessária para reconhecer-se como principal envolvido no processo de ensino.

Para que isto ocorra, as Metodologias Ativas de Aprendizagem propõem métodos, técnicas e estratégias capazes de despertar no aluno a motivação, o protagonismo, a otimização do tempo em sala de aula, a criticidade e a autonomia.

Já o Ensino Híbrido alia a evolução tecnológica, o conectivismo e a construção dos conhecimentos de forma compartilhada, sem limitações temporais e sem fronteiras.

Compreender as relações que o estudante estabelece com o conhecimento e como interage com ele torna-se imprescindível ao profissional da educação. Para isso, o conhecimento de formas inovadoras, criativas e personalizadas de ensinar, o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno e o atendimento às suas especificidades constituem-se como pilares deste processo, capazes de revelar seu verdadeiro potencial.

Trata-se de uma tarefa desafiadora para nós educadores, pois tirar o aluno de sua condição passiva, historicamente instituída requer sobretudo, habilidade, disposição e conhecimento do processo e das transformações pelas quais a educação passa na atualidade.

Objetivo do módulo

- Compreender os elementos que compõe o Ensino Híbrido, seu processo histórico e suas especificidades quanto à utilização das tecnologias voltada à aprendizagem colaborativa;

- Refletir sobre as vantagens e desvantagens dos Métodos Ativos de Ensino;

- Compreender  posturas e habilidades necessárias ao professor para a personalização e a mudança.